Criar uma Loja Virtual Grátis
linguagem
linguagem

Chupt karo é uma expressão imperativa em híndi que significa “cale a boca”  ou “não diga nada”, conforme a entonação é uma ordem bastante arrogante, geralmente de quem manda para quem obedece. Às vezes é apenas uma forma de interromper quem está falando, para poder melhor explicar uma situação.Hindus às vezes usam essas expressões ou usam invocações de mantras sagrados  como “Durga, Durga”, “Shiva, Shiva” ou “OM Shanti”, com o objetivo de encerrar discussões que não conseguem chegar a uma solução. Mas quando a pessoa já perdeu o controle ou está nervosa usa-se chupt karo.

Shiva!--É uma forma de cortar a conversa, colocando a invocação de Shiva acima de qualquer argumento. Shiva como um deus está acima de tudo e quando entrega algum assunto ou situação nas mãos de Shiva todas as  argumentações perdem o sentido. Shiva, Shiva, Shiva é como um mantra de invocação. Às vezes, quando a situação é mais difícil, invoca-se a consorte de Shiva mais poderosa como “Durga, Durga, Durga”.

Kutta-Em híndi (língua oficial da Índia), kutta quer dizer cachorro. É usado para o animal cachorro, mas também como uma forma de xingamento, como é no Brasil, dependendo do tom em que é falado e para quem está se dirigindo a palavra. Mas só se usa essa palavra em momentos de muito estresse e de descontrole (raiva). Já quando a pessoa se dirige ao animal, se expressa de forma suave e carinhosa, mudando totalmente o sentido.

Dja-Dja-Essa é uma expressão vinda do verbo “jana” que significa “vá” em híndi. Quando se está dispensando alguém ou mandando alguém embora se costuma dizer “dja, dja”. Agora quando se está indo junto, querendo dizer “vamos”, fala-se “tchalo”.

 

Rating: 2.4/5 (120 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...